A discussão sobre o desenvolvimento sustentável permeia a sociedade há bastante tempo, no entanto, pode-se afirmar que o surgimento do ESG, potencializou essa pauta, principalmente, no âmbito empresarial.
Além disso, podemos ressaltar que a pandemia da Covid-19 foi um fator decisivo para a formação de uma vida mais sustentável, pois tal crise sanitária exigiu um novo comportamento social, ético e também ambiental de toda a população, sobretudo, das organizações e instituições privadas e públicas.
A partir desse contexto de conscientização sustentável no universo empresarial, quero compartilhar alguns insights de como construir um futuro mais sustentável, pensando nas dimensões do ESG. Confira abaixo e tenha uma boa leitura!
ESG e sustentabilidade
É impossível falar sobre uma vida mais sustentável e não relacionar tal tema com o ESG e a sustentabilidade.
Primeiro, é preciso dizer que “ESG” é um acrônimo em inglês, em que cada letra corresponde, respectivamente: Environmental, Social and Governance, traduzindo para o português: meio ambiente, sociedade e governança.
Entenda melhor o que cada letra desse conceito significa lendo o artigo: Dicas de como implementar as melhores práticas de ESG
Adotar uma agenda estratégica consistente de ESG, focada não somente em reduzir impactos, mas também em gerar valor para todos é extremamente importante, mas só isso não basta. É preciso entender que essa prática é mais do que somente uma agenda a longo prazo, é uma cultura diária.
Para isso acontecer, também não basta apenas levar em conta o eixo ambiental. É preciso pensar no envolvimento das pessoas, e engajar quem de fato faz acontecer. Nesse sentido, a liderança precisa estar envolvida fazendo com que essa pauta esteja permeada nas suas decisões diárias.
Por que uma empresa investe em sustentabilidade?
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Uma pesquisa realizada pelo Edelman Significa comprovou que 81% dos brasileiros são mais propensos a comprar produtos de empresas que apoiam causas ambientais.
Tal dado diz por si só uma das razões por que uma empresa investe em sustentabilidade: necessidade do mercado e comportamento dos consumidores.
Ou seja, se uma empresa não está ativamente envolvida com a sustentabilidade, irá perder a preferência dos seus clientes, não é uma questão de “se” vai acontecer, mas “quando”, porque muito em breve essa será uma realidade de todo mercado, seja em relação à reputação para seus clientes ou para atrair e reter pessoas.
Além disso, boas práticas nos eixos ESG estão diretamente ligadas a um desempenho econômico positivo e à diminuição de riscos, garantindo a longevidade dos negócios.
Um fato que comprova a importância desse conceito está na Bolsa Brasileira, onde já existem vários índices focados em ESG. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que é o mais famoso deles, tem superado consistentemente o Ibovespa desde que foi criado em 2005.
Mas com certeza a causa mais relevante é o impacto positivo da sustentabilidade, que além de potencializar os negócios, contribui para a perenidade do ecossistema que estamos inseridos prosperar.
O conceito ESG tem orientado as empresas a implementarem e medirem os impactos dos padrões de responsabilidade social, de governança e sustentabilidade ambiental no desempenho dos negócios.
ESG: critérios para conquistar o sucesso responsável
Falei acima sobre a importância de construir um futuro sustentável a partir dos princípios ESG. Neste tópico, quero compartilhar caminhos para colocar essa cultura em prática.
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1 – Identifique em qual momento sua organização está na jornada ESG
Considero o “ESG” como o caminho da sustentabilidade consciente, pois todos os seus conceitos nos levam a adotar a cultura da conscientização e da prática responsável.
Educar a si mesmo e aos outros sobre a importância da sustentabilidade é uma parte fundamental para construir um futuro mais sustentável e, pensando enquanto organização, identificar em qual momento sua empresa está na jornada ESG é fundamental para definir os próximos passos.
Entre os estágios, podemos citar:
- Estágio 1: fase inicial de maturidade no tema, onde ainda não conta com estratégia definida e metas de ESG
- Estágio 2: fase de desenvolvimento, onde já existe um planejamento de curto a longo prazo
- Estágio 3: fase de atuação mais avançada, onde já foi identificada a materialidade e também envolvidos stakeholders, com indicadores, metas e relatórios.
O importante é que esse processo seja genuíno e que a empresa esteja, de fato, avançando nas práticas dos temas relacionados ao ESG, analisando como mapeia e minimiza seu impacto no meio ambiente, como se relaciona com seus parceiros, colaboradores e sociedade e como faz a governança responsável de seus negócios.
2 – Avalie o impacto de cada ação ESG
Por meio da utilização de métricas de otimização é possível identificar o desenvolvimento sustentável da sua empresa.
Os indicadores de desempenho, por exemplo, estabelecem métricas quantitativas e qualitativas para avaliar o desempenho de cada ação ESG.
Além destes, pode-se também optar por uma análise de impacto. Um exemplo seria realizar uma avaliação detalhada, considerando os efeitos diretos e indiretos de cada ação no âmbito econômico, social e ambiental.
Uma última alternativa é o engajamento das partes interessadas, ou seja, consultar as partes interessadas e envolvidas na ação de ESG, incluindo colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas e comunidades locais, para entender o impacto de cada ação em suas vidas e perspectivas.
Nesse sentido, elaborar uma Matriz de Materialidade pode ser uma excelente ideia. Essa ferramenta nada mais é do que um processo de conhecimento dos temas mais importantes para a organização, sempre baseando-se na estratégia de negócios e também na percepção dos stakeholders sobre os impactos.
Benefícios de definir uma Matriz de Materialidade:
- Permite analisar cada tema para minimizar custos e elevar a participação da organização no mercado;
- Auxilia no gerenciamento de riscos;
- Gera oportunidades de negócio através da identificação de assuntos relevantes.
3 – Identifique o ponto crítico
Quando eu falo em identificar o ponto crítico do ESG é basicamente pensar sobre o tema através de uma visão transversal.
Ou seja, o compromisso com a gestão do ESG deve criar um olhar detalhado sobre os gaps da empresa, mapeando os possíveis riscos e trabalhando para mitigá-los.
Cada organização será mais impactada por uma das frentes do ESG, o que é algo natural. A frente Ambiental estará mais relacionada a emissão dos gases de efeito estufa, uso eficiente da água e de recursos naturais, e gestão de resíduos por exemplo.
Quando pensamos na frente Social é importante priorizar os direitos dos colaboradores, bem como sua saúde e segurança e a diversidade e inclusão, além da responsabilidade com os clientes, impacto na sociedade, entre outros.
A Governança diz respeito a assuntos como gestão de riscos, ao relacionamento com acionistas, ao planejamento da organização e sua integridade, transparência e ética.
Identificar a área crítica da ESG é basicamente saber se a sua empresa está trabalhando de uma forma integrada, gerando impactos positivos para as partes envolvidas.
4 – Considere o entorno como prioridade, alinhando sua visão aos stakeholders
Quando falo que o entorno é a prioridade, quero dizer que para uma empresa que adota as estratégias ESG, é fundamental, antes de tudo, visualizar as comunidades em que está inserida.
Isto é, visualizar tudo aquilo que rodeia a instituição, ampliando a visão para além das quatro paredes e dos ganhos para o negócio. Atente-se a causas sociais, ambientais e culturais, identificando o que faz mais sentido para sua empresa se envolver.
Além disso, também é muito importante alinhar a visão aos stakeholders, considerando não apenas os objetivos financeiros da companhia.
Em outras palavras, quando uma empresa tem uma visão alinhada com seus stakeholders, ela pode aumentar a confiança, a lealdade e o envolvimento desses grupos. Isso resultará em melhores resultados para todas as partes.
A relação da Algar com o ESG
Atuante no mercado desde 1930, o grupo Algar tem se tornado uma referência no assunto ESG, bem como na adoção de uma gestão sustentável, sendo conhecido por contar com uma cultura organizacional consolidada e valores que incluem um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Práticas ambientais que visam minimizar os impactos e certificações são algumas das ações que sempre estiveram presentes na forma de gerir os recursos do grupo Algar.
Por essa atuação, a Algar Telecom, uma das empresas do Grupo, foi eleita por sete anos consecutivos pelo Guia Exame como a Telecom mais sustentável do Brasil.
No eixo social temos orgulho de viver o propósito de servir por meio da valorização dos talentos, estímulo à inclusão e diversidade e pelos mais de 20 anos de investimento social estruturado na comunidade via Instituto Algar.
A Algar também é reconhecida como referência em governança. Exemplo de grupo familiar com uma gestão profissional sólida, que busca sempre evoluir nas melhores práticas e modelos de atuação, faz parte do FBN – Family Business Network, fórum criado na Suíça, que congrega companhias de 60 países.
Quer saber mais sobre nossas iniciativas? Conheça agora mais programas socioculturais e ambientais do grupo Algar aqui.
Por Eliane Garcia Melgaço, Diretora de Gente no grupo Algar.